As Irmãs Dorotheas
Somos uma família religiosa conhecida como Instituto das Irmãs de Santa Dorotéia ou simplesmente Dorotéias. Nossa sede fica em Venezia (Itália). O nosso Instituto foi fundado em Veneza no dia 6 de agosto de 1838 por inspiração de um sacerdote da Diocese de Bergamo, Pe. Lucas Passi. Seu Objetivo: dar continuidade à Obra de Santa Dorotéia, projeto laical confiado a um grupo de mulheres cristas adultas que cuidavam dos jovens no propósito de orientá-los por meio do exercício da Correção Fraterna do Irmão, ao encontro de Cristo e da Comunhão com o outro, na praticada amizade, da proximidade e do apoio recíproco que o fundador nos confiou. Ser “a alma” desta Obra é a nossa Missão Eclesial.
Chegamos ao Brasil em fevereiro de 1995 guiados pelo sonho do Pe.Lucas Passi de criar uma rede de pessoas comprometidas com a vida de crianças e jovens para que pudessem crescer plenamente. Três citações inspiram nosso trabalho:
“Não descansem até que uma só pessoa precise de vocês…”; “Ser uma amorosa guia que se põe em companhia do viajante…”; “Se encontrarem na rua crianças abandonadas, desorientadas, desinteressadas… tornem-se para elas como segundas mães…”
Essas são palavras do Fundador que refletem as características da nossa metodologia educativa: amar o outro tomando conta dele até que nasça uma cultura do interesse pela pessoa em toda a sua realidade.
ONDE ESTAMOS O Instituto das Irmãs de Santa Dorothea está presente na Itália, na América Latina: Colômbia, Bolívia, Brasil, na África: República Democrática do Congo, Burundi, Camarões,Kenia, Madagascar e Albânia.
O QUE FAZEMOS As Irmãs de Santa Dorothea têm como missão promover e acompanhá-los para que se comprometam na formação cristã das jovens gerações. Um belo exemplo desta Obra é o Centro de Convivência Santa Doroteia, idealizado em março de 2001, pelas religiosas em comunhão com algumas mulheres da comunidade dos bairros da região do Grajaú, Zona Sul de São Paulo, a partir de uma constatação de uma realidade de violência e letalidade que atingia sobretudo a população jovem. Atualmente, o Centro de Convivência, é um espaço socioeducativo que acolhe aproximadamente de 200 crianças e adolescentes, e ofertando atividades socioeducativas no contraturno escolar.
“Não descansem até que uma só pessoa precise de vocês…”; “Ser uma amorosa guia que se põe em companhia do viajante…”; “Se encontrarem na rua crianças abandonadas, desorientadas, desinteressadas… tornem-se para elas como segundas mães…”; “Essas são palavras do Fundador que refletem as características da nossa metodologia educativa: amar o outro tomando conta dele até que nasça uma cultura do interesse pela pessoa em toda a sua realidade.