COOPERADORES - QUEM SÃO?

Os Cooperadores da Obra de Santa Doroteia são leigos que ao longo da sua caminhada de amadurecimento humano e cristão se deixaram cativar pela palavra de Jesus “Vá e corrige o teu irmão” (Mt. 18, 15-18). Em força desta Palavra e tocadas pela misericórdia do Pai, eles sentem-se impulsionados a trabalhar incansavelmente para que a salvação de Jesus alcance as pessoas na sua totalidade. Eles vivem o seu compromisso apostólico primeiramente na família e nos espaços da vida cotidiana com uma atenção especial para as novas gerações, em colaboração com outras instâncias educativas e sociais (escolas, paróquias, associações de bairro, etc).

Qual o Carisma dos Cooperadores da Obra de Santa Doroteia?

Ser o corpo da Obra de Santa Doroteia, que significa viver a vocação batismal acolhendo a palavra “vá e corrige a teu irmão” (Mt. 18,15-18) como modalidade específica de expressar o amor de Deus, fazendo-se cargo das jovens gerações.

Fundação da Obra de Santa Doroteia

Pe. Lucas fundou a Obra de Santa Doroteia (OSD) em 1815. Naquela época as mulheres eram desvalorizadas em todo sentido e as crianças e adolescentes eram abandonadas, vulneráveis pela extrema pobreza. Pe. Lucas olhando essa situação iniciou a Obra com um grupo de mulheres, valorizando e acreditando na força e na inteligência delas, para que se façam cargo das novas gerações oferecendo formação humana e cristã.



O que é a obra de Santa Doroteia?

Hoje em dia a Obra se expressa num grupo de mulheres e homens, cooperadores, que se fazem cargo das novas gerações, sendo: Amorosas guias; companheiros de viagem dos jovens levando-os a experimentar a beleza de ser amados por Deus Pai.

Fundamentados na palavra evangélica “Vá e corrige a teu irmão” (Mt. 18,15-18), que se traduz na correção fraterna.