CCA – Santa Doroteia

O Centro de convivência Santa Doroteia (CCSD) se inspira no carisma do Padre Lucas Passi, uma metodologia pastoral educativa: “amar o outro tomando conta dele, para que nasça a cultura do interesse pela pessoa em toda a sua realidade”. Neste contexto a metodologia se encontra com as concepções da convivência e do fortalecimento de vínculos, preconizados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem também como referência, a escuta e o apoio sociofamiliar, visando a garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias.

O SUAS implementado em 2004 com o objetivo de oferecer a população o acesso a uma Assistência Social de qualidade, realizando atendimento às situações de violação de direitos humanos violados ou ameaçados, por meio de serviços, programa e projetos, entre eles o serviço CCA-Centro para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses, que se desenvolve em São Paulo por meio de parceria entre o Estado e as Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Desde 2008 o Instituto das Irmãs de Santa Dorothea, por meio de parceria com a SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), implementa o CCA que chamamos de Centro de Convivência Santa Doroteia (CCSD), atendendo 180 crianças e adolescentes.

A partir da visão do sujeito de direito, e baseados nos valores da Obra de Santa Dorothea (OSD): acolhida, perdão, diálogo e Santa Amizade, o CCSD é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativos que busca garantir os direitos das crianças e adolescentes, forma-los na autonomia e ao protagonismo social.

A Proposta formativa está baseada nos 4 pilares da teoria sócio construtivista da educação: Aprender a conhecer, Ser, Conviver, Fazer. Esta teoria se concretiza tendo presente que:


Quem faz o CCA - Equipe do CCA Santa Doroteia + Irmãs + Cooperadoras e Voluntárias.

1. O CCSD tem como razão de ser: as Crianças e os Adolescentes e suas famílias, para esse fim promove ações que fortalecem os vínculos familiares, promovem espaços de convívio grupal, comunitário e social.

2. O CCSD é um ambiente formativo para:

Acompanhar as crianças/adolescentes no processo de formação integral de forma horizontal, possibilitando a participação e corresponsabilidade dos envolvidos, buscando uma cultura de resolução de conflitos baseado no diálogo e não violência.

3. O CCSD interage com a comunidade e articula com diversos serviços presentes no território:

OBJETIVO GERAL: Promover uma espaços de convivência para crianças, adolescentes e suas famílias, buscandofortalecer os vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social, através de ações socioeducativas: experiencias lúdicas, sociais, culturais e esportivas.

HISTÓRIA

Nasceu em Bergamo Itália no dia 22 de janeiro de 1789. Foi Ordenado sacerdote 13 de março 1813 e beatificado no dia 13 de abril de 2013. Morreu no dia 18 de abril de 1866 em Veneza Itália.

No ano de 1995, as irmãs de Santa Dorothea chegaramno Distrito do Grajaú, extremo da zona sul da cidade de São Paulo, mantendo vivo o espirito do fundador, criaram uma rede de pessoas interessadas na vida dos jovens.

No ano de 1998, um grupo de mulheres vindas de várias comunidades, começou se reunir uma vez por mês na casa das Irmãs Dorotheas, para uma formação que visava o crescimento como ser humano capaz de enfrentar seus medos e conflitos. Em seguida, elas passaram a detectar os problemas sociais das comunidades, particularmente o tráfico e uso de drogas, que tinham como consequência violências nos bairros, causando por semana o assassinato violento de jovens com menos de 16 anos, muitas vezes em frente ou no pátio da Igreja. Ainda hoje, uma das maiores dificuldades no Distrito do Grajaú é o tráfico de drogas.

Buscando responder essa realidade, no dia 5 de março de 2001, nasceu o ‘’Centro de Convivência Santa Doroteia”(CCSD) com 23 crianças e adolescentes, trabalho que era realizado por muitas mãos voluntárias, sobretudo de mulheres. Até o ano de 2007, contou com o trabalho de 35 voluntários e não tinham outra ajuda financeira estável, a não ser as doações locais.


A partir do ano de 2008, o Centro de Convivência estabeleceu parceria, por meio de convenio, com a Prefeitura municipal de São Paulo (PMSP), para implementar o serviço CCA – Centro para Crianças e Adolescentes com 120 atendidos na primeira parceria, isso nos permitiu a contratação profissional de 14 colaboradores entre: Gerente, administrativo, orientadores socioeducativos, oficineiros, agentes operacionais e cozinheira. O trabalho que era voluntário passou a ser técnico, operando por meio do preconizado na Politica Nacional de Assistência Social (PNAS).

No ano de 2012, ampliamos o serviço passando a atender 180 crianças e adolescentes. A partir do ano de 2013, o Convenio possibilitou a contratação de um profissional assistente social. A presença dos voluntários, ao longo destes anos, continuou sendo uma força importante para o desenvolvimento do trabalho.

ESCOLA DE PAIS

Desde o começo do nosso trabalho 2004, o Centro de Convivência Santa Doroteia teve a preocupação de aprimorar a formação dos pais através da troca de conhecimento na área humana e social, para favorecer o relacionamento entre pais/responsáveis e filhos, procurando pautar suas responsabilidades, bem como suas potencialidades no papel da educação e sociabilidade de crianças, adolescentes e seus filhos.

A Escola de Pais é uma proposta formativa, que nasce do carisma das Irmãs de Santa Dorothea. A metodologia educativa de Pe. Luca Passi se expressa numa modalidade típica de viver e de comprometer-se também para a vida dos outros, para o crescimento pleno, integral da pessoa, particularmente das crianças, adolescentes, jovens e famílias. “Amar o outro tomando conta dele, assim que nasça a cultura do interesse pela pessoa em toda a sua realidade” (Pe. Lucas)

A Escola de Pais é um espaço de reflexão e conversa sobre “os desafios” de ser pais hoje: não se nasce sabendo ser pais, mas se adquire esta capacidade na experiência. A Escola de Pais acontece no quarto domingo de cada mês e tem como enfoque o relacionamento entre pais e filhos, bem como o enfoque nos temas trabalhados no CCA com as crianças e adolescentes, abordando, portanto, diferentes temas que afetam a família. Neste sentido o trabalho encontra-se com o proposto na assistência social no que diz respeito ao trabalho com famílias.



Historicamente é um espaço de sucesso, em que existe adesão dos pais/responsáveis e familiares das crianças e adolescentes, ao ponto de ser possível contar com os pais na realização da festa junina interna, em que os pais assumem os cuidados das barracas de brincadeiras e alimentos de forma rodiziada, permitindo a construção, participação e o divertimento de todos.