CCA – Santa Doroteia
O Centro de convivência Santa Doroteia (CCSD) se inspira no carisma do Padre Lucas Passi, uma metodologia pastoral educativa: “amar o outro tomando conta dele, para que nasça a cultura do interesse pela pessoa em toda a sua realidade”. Neste contexto a metodologia se encontra com as concepções da convivência e do fortalecimento de vínculos, preconizados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem também como referência, a escuta e o apoio sociofamiliar, visando a garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias.
O SUAS implementado em 2004 com o objetivo de oferecer a população o acesso a uma Assistência Social de qualidade, realizando atendimento às situações de violação de direitos humanos violados ou ameaçados, por meio de serviços, programa e projetos, entre eles o serviço CCA-Centro para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses, que se desenvolve em São Paulo por meio de parceria entre o Estado e as Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Desde 2008 o Instituto das Irmãs de Santa Dorothea, por meio de parceria com a SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), implementa o CCA que chamamos de Centro de Convivência Santa Doroteia (CCSD), atendendo 180 crianças e adolescentes.
A partir da visão do sujeito de direito, e baseados nos valores da Obra de Santa Dorothea (OSD): acolhida, perdão, diálogo e Santa Amizade, o CCSD é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativos que busca garantir os direitos das crianças e adolescentes, forma-los na autonomia e ao protagonismo social.
A Proposta formativa está baseada nos 4 pilares da teoria sócio construtivista da educação: Aprender a conhecer, Ser, Conviver, Fazer. Esta teoria se concretiza tendo presente que:
Quem faz o CCA - Equipe do CCA Santa Doroteia + Irmãs + Cooperadoras e Voluntárias.
1. O CCSD tem como razão de ser: as Crianças e os Adolescentes e suas famílias, para esse fim promove ações que fortalecem os vínculos familiares, promovem espaços de convívio grupal, comunitário e social.
2. O CCSD é um ambiente formativo para:
Acompanhar as crianças/adolescentes no processo de formação integral de forma horizontal, possibilitando a participação e corresponsabilidade dos envolvidos, buscando uma cultura de resolução de conflitos baseado no diálogo e não violência.
3. O CCSD interage com a comunidade e articula com diversos serviços presentes no território:
OBJETIVO GERAL: Promover uma espaços de convivência para crianças, adolescentes e suas famílias, buscandofortalecer os vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social, através de ações socioeducativas: experiencias lúdicas, sociais, culturais e esportivas.